Dor no Pescoço (Cervicalgia) - Mais Coluna Clínica Mais Coluna

Problemas tratados com Quiropraxia

Dor no Pescoço (Cervicalgia)

O que é?

A cervicalgia, termo utilizado para caracterizar a dor na região do pescoço, é uma condição muito comum e que pode ter diversas causas associadas, dentre elas posturas inadequadas, inflamações musculares, traumas, distúrbios emocionais e condições biológicas e fisiológicas do indivíduo, como o envelhecimento. Isso se explica pois o pescoço é uma área muito vulnerável a uma grande variedade fatores, sobretudo à sobrecarga.  

Embora pareçam simples em nosso cotidiano, alguns movimentos como utilizar um travesseiro inapropriado durante o sono ou manter uma má postura enquanto usa o computador no trabalho podem gerar alterações na mobilidade articular da coluna cervical, propiciando quadros de dores e inflamações tensionais, ou seja, a dor cervical (cervicalgia).

Sintomas

A cervicalgia pode estar relacionada a outras patologias decorrentes de fatores posturais, ergonômicos, desarmonia mecânica ou uso de sobrepeso de forma excessiva nos membros superiores do corpo.

Costuma apresentar dores agudas que não possuem características frequentes e regulares, surgindo de repente, e também dores crônicas de formato duradouro que dificultam a capacidade do indivíduo em praticar movimentos simples com o pescoço.

No segundo caso, as dores podem irradiar para as costas e os braços, chegando a apresentar quadros de dormência, formigamento ou perda de força.

Diagnóstico e Tratamento

O quiropraxista irá avaliar um conjunto de fatores, assim como poderá fazer perguntas e solicitar exames ao paciente para indicar de forma precisa e eficaz o que causou os sintomas.

Como consequência da dor, a rigidez nas articulações pode ser percebida, o que agrava o quadro inicial. Portanto, como forma de tratamento pode ser indicada a quiropraxia, que visa anular esses distúrbios através de procedimentos feitos de forma manual e sob orientações de hábitos, técnicas posturais e alguns exercícios específicos.

O método terapêutico, que apresenta excelentes resultados no tratamento da cervicalgia, devolve a integridade dos movimentos aos pacientes e melhora seu sistema neuro-músculo-esquelético.