Blog

10 de julho

Quiropraxia em um envelhecimento saudável, livre de dores

#Quiropraxia na Terceira Idade

“Todos nós nos esforçamos para cuidar de nossos pacientes idosos como se fossem nossos próprios avós”

A Quiropraxia é uma das formas mais eficazes e seguras de cuidados de saúde para tratar a dor devido a condições relacionadas com a coluna vertebral. Quiropraxia é tão eficaz porque a maioria das causas de distúrbios da coluna desde jovem até o envelhecimento estão relacionadas a anormalidades da coluna vertebral e as estruturas do tecido mole circundante. Quiropraxistas são especificamente treinados para identificar e tratar subluxações (desalinhamentos das vértebras) e seu efeito subseqüente no sistema nervoso central.

Medicações para dor como anti-inflamatórios e analgésicos apenas mascaram os sintomas e têm muitos efeitos colaterais indesejáveis, ainda mais na terceira idade por seu metabolismo, normalmente, ser mais lento.

Dor e limitação funcional de distúrbios musculoesqueléticos, especialmente osteoartrite, pode afetar profundamente o qualidade de vida de idosos. E por conta dessa limitação, impedem de fazer uma atividade física, consequentemente o sedentarismo se faz presente.  

E como é feito o tratamento? 

Através de ajustes articulares (manipulação da coluna vertebral ou membros) que pode ter auxílio de um instrumento se for preciso para o quadro.

São usados para restaurar a mobilidade nas articulações restritas por lesão tecidual causada por um evento traumático, como queda (muito comum nessa fase de envelhecimento), excesso de peso, estresse repetitivo, sentar-se sem um suporte adequado para as costas, e/ou doenças que são comuns nessa fase: como artrite, artroses e osteoporose. 

Como a Quiropraxia é uma profissão preventiva é muito importante iniciar um tratamento antes mesmo de ter algum sintoma, assim o tratamento se torna mais eficaz.

“Ambos os quiropráticos e outros profissionais tentam cuidar de idosos usando uma abordagem ‘menos invasiva à mais invasiva'”, concluiu o Dr. Hawk. “Frequentemente, as terapias complementares e alternativas, como a quiropraxia (SMT), podem ser a opção menos invasiva.” 

“Todos nós nos esforçamos para cuidar de  nossos pacientes mais velhos como se fossem nossas próprias avós”, acrescentou o Dr. Hawk. “Particularmente no manejo da dor musculoesquelética, a quiropraxia pode ser a estratégia de gerenciamento conservador mais segura, eficaz e econômica”.

Texto e imagem retirados de: 

https://patch.com/new-jersey/newmilford-nj/bp–7-amazing-benefits-of-chiropractic-care-for-seniors

https://www.webmd.com/pain-management/guide/chiropractic-pain-relief

https://www.spineuniverse.com/professional/news/chiropractic-care-safe-effective-older-adults

Categorias: Terceira Idade

autor

Clínica Mais Coluna