Dor no Meio das Costas - Mais Coluna Clínica Mais Coluna

Problemas tratados com Quiropraxia

Dor no Meio das Costas

O que é?

A dorsalgia foi assim denominada para definir as dores que se manifestam no meio das costas, mais precisamente aquelas que estão localizadas na região torácica, presentes entre as extensões cervical e lombar da coluna vertebral, que tem papel importante na proteção do coração e pulmões.

Essa disfunção pode ser comumente causada por fatores ligados aos músculos, nervos, articulações, ossos e às demais constituições da coluna vertebral. Os principais motivos da dorsalgia estão relacionados à condições traumáticas, metabólicas, degenerativas, posturais ou até mesmo ao avanço da idade e entre outras causas.

Sintomas

Os sintomas da dorsalgia suscitam quadros tensionais musculares que geram inflamação e, principalmente, dores ou pontadas na região do tórax e sensação de queimação nas costas, de característica aguda ou crônica, respectivamente, que não se agravam com o movimento ou que tornam o indivíduo incapaz de exercer suas atividades normalmente.  

O tipo de dor pode variar de acordo com a estrutura afetada, com a sua principal causa e seu quadro. Podendo ser de formato contínuo ou inconstante, assim como manter-se em um mesmo lugar ou se espalhar para outras regiões próximas.

Diagnóstico e tratamento

O tratamento varia de acordo com o tipo de estrutura que causou a dor torácica. Com exceção das desordens infecciosas e neoplásicas (tumor maligno), a Quiropraxia apresenta excelentes resultados no tratamento de dorsalgia.

Nos processos inflamatórios da coluna torácica, é muito comum encontrarmos uma sequência de outras disfunções que se agravam com o decorrer do tempo e formam um ciclo vicioso onde notamos as seguintes situações: Quando uma articulação passa a não exercer a sua função normal, os músculos envolvidos contraem demasiadamente, exigindo das estruturas estabilizadoras da coluna vertebral que inflamarão e provocarão os sintomas da dor ou desconforto.

A dor é sempre um sinal de que algo está errado e quando o corpo percebe esta mensagem, reage com maior rigidez como tentativa de defender aquela estrutura, que neste caso, infelizmente, provocam agravamento da funcionalidade mecânica do corpo e dando continuidade ao ciclo vicioso relatado anteriormente.

A Quiropraxia tem o objetivo de anular este ciclo vicioso através das técnicas manipulativas nas articulações com problemas, normalizando o funcionamento mecânico do corpo e consequentemente, reduzindo os sintomas de dor e inflamação.