Blog

13 de junho

A influência da postura na linguagem corporal

Aqui na Mais Coluna sempre falamos da importância da postura correta durante a realização de tarefas no dia-a-dia. Seja sentado na frente do computador, carregando o peso, dirigindo, e até na hora de dormir, o jeito que você está posicionado afeta a saúde do seu corpo e, com o passar do tempo, formas erradas forçam o seu corpo de maneira errada, causando dor e desconforto.

Muitas das razões para que nós tenhamos tanta dor nas costas atualmente vêm do fato do nosso corpo não ter evoluído para tanto conforto. Nossos antepassados não tinham poltronas macias para sentarmos relaxados, nem tanta comida que nos traz ao sobrepeso. E isso é importante pois a postura correta tem muito a ver com o jeito como o corpo humano evoluiu.

Mas nossa evolução também foi voltada para a vida em sociedade e assim, uma a postura corporal manda diversos sinais não verbais às pessoas que estão à sua volta. Através de uma boa postura podemos perceber se a pessoa tem boa saúde, auto-confiança, o respeito de seus colegas, e se ela está feliz por estar nossa presença. Graças a esses sinais que nem percebemos que estamos enviando, podemos estar tornando nossas vidas mais difíceis, seja por dores relacionadas à má postura, seja pela perda da vaga de emprego para o outro candidato que se portou melhor durante a entrevista.

Veja agora algumas dicas para ter uma postura correta, tanto para sua coluna, quanto para se comunicar melhor sem usar palavras:

  • Mantenha a coluna ereta, com seus ombros alinhados junto com o quadril. Além de ajudar sua coluna, essa é uma postura que demonstra confiança e energia. Ficar com os ombros caídos passa a ideia desânimo e falta de saúde.
  • Deixe o queixo paralelo ao chão. Esta posição evita torcicolos e ainda mostra as pessoas que você é confiante. Olhar para baixo traz dores e demonstra fraqueza, enquanto olhar muito para cima, o chamado “nariz empinado” também prejudica a região cervical e ainda transmite a ideia de arrogância.
  • Ao sentar, sente-se confortavelmente, mas continue mantendo a coluna ereta, sem dobrá-la. Se trabalhar na frente do computador, mantenha-o a uma altura que você não precisa dobrar o pescoço para olhar para a tela. Prefira cadeiras com apoios de braço se for digitar, não só porque apoios de braço designam maior status, mas porque servem de apoio para o cotovelo.
  • Sorria: apesar de não afetar sua coluna diretamente, um sorriso verdadeiro faz toda a diferença para que você seja visto como uma pessoa amigável e genuína.

Categorias: Postura

autor

Clínica Mais Coluna