Blog

25 de janeiro

Cuidados com a coluna ao dirigir

Passamos cada vez mais tempo no trânsito. Uma pesquisa diz que o paulistano, por exemplo, passa até 45 dias do ano, 1 mês e meio, parado no trânsito. É muito tempo. Por isso, é muito importante saber manter uma boa postura na direção, caso contrário além da perda de tempo, vai sofrer com dores demais espalhadas pelo corpo.

Além de ser importante para a saúde da coluna, é motivo de segurança. Uma boa postura na direção assegura que o motorista estará apto a reagir a problemas.

Tudo isso é muito bonito, mas sabemos que ao dirigir, dificilmente nos posicionamos em uma postura ideal para proteção da coluna vertebral. Uma má postura pode trazer os seguintes problemas:

  • Cervicalgia (dor no pescoço);
  • Lombalgia;
  • Lesões vertebrais;
  • Dor nos ombros;
  • Lesão em chicote (freadas bruscas), etc

Para prevenir esse tipo de problema podemos regular o nosso assento para melhorar a nossa postura.

Costas: A coluna deve ficar totalmente em contato com o encosto do banco. O melhor ângulo é entre 100 e 120 graus, ou seja, não totalmente ereto e levemente inclinado para trás. A inclinação excessiva aumenta o risco de deslizar sob o cinto numa colisão. O encosto mais reto deixa os músculos tensos, provocando desconforto.

Pernas: Regule a distância do banco até o painel do carro de modo que, ao pressionar o acelerador ou a embreagem até o fundo, o joelho fique levemente flexionado. Quando em descanso, a planta do pé deve ficar totalmente em contato com o piso.

Mãos: As mãos devem alcançar o volante de modo que o cotovelo fique levemente flexionado. Deixe as mãos nas posições 9h e 3h do relógio para poder ter melhor controle na hora de fazer as curvas.

Cabeça e pescoço: Para encontrar a melhor posição do apoio de cabeça, levante-o até que a linha dos olhos fique bem na metade do encosto. Se possível, deixe uma folga de cerca de três dedos do apoio. Em caso de acidente, assim ele absorverá o impacto com maior eficácia.

Vamos dirigir com segurança!

Categorias: Postura

autor

Clínica Mais Coluna