Blog

25 de janeiro

Como cuidar da sua postura no trabalho

Todos precisamos trabalhar, não é mesmo? Dessa forma, adotarmos uma boa postura se torna fundamental para que tenhamos melhor desempenho das atividades, sem chegar no final do dia com aquela dor insuportável nas costas.

Vamos às dicas:

Quem trabalha na frente do computador:

1. Evite cruzar as pernas. Deixe-as ligeiramente afastadas, com os pés apoiados no chão. Fique atento à altura da sua cadeira. O ideal é que fique na mesma altura que está o seu joelho do chão.

2. Mantenha as costas eretas, ou seja, deixe a coluna na curvatura normal, evite forçá-la, a curvatura existe e mesmo você estando sentado ela deve aparecer.

3. Cuidado com a posição dos braços: eles devem ficar soltos junto ao corpo, ou com o antebraço apoiado sobre a mesa. Preste atenção também nos ombros: eles devem ser jogados levemente para trás.

4. Se estiver trabalhando no computador, olhe para o centro da tela e mantenha o queixo paralelo ao chão. Se a tela estiver muito baixa, suba-a ao invés e baixar a cabeça para enxergá-la. Se for preciso use um livro ou um suporte específico para notebooks. Ficar com a cabeça para baixo prejudica a cervical e causa diversos problemas como dores-de-cabeça.

Quem trabalha atrás do volante:

1. Costas: A coluna deve ficar totalmente em contato com o encosto do banco. O melhor ângulo é entre 100 e 120 graus, ou seja, não totalmente ereto. A inclinação excessiva aumenta o risco de deslizar sob o cinto numa colisão. O encosto mais reto deixa os músculos tensos, provocando desconforto.

2. Pernas: Regule a distância do banco até o painel do carro de modo que, ao pressionar o acelerador ou a embreagem até o fundo, o joelho fique levemente flexionado. Quando em descanso, a planta do pé deve ficar totalmente em contato com o piso.

3. Mãos: As mãos devem alcançar o volante de modo que o cotovelo fique levemente flexionado. Deixe as mãos nas posições 9h e 3h do relógio para poder ter melhor controle na hora de fazer as curvas.

4. Cabeça e pescoço: Para encontrar a melhor posição do apoio de cabeça, levante-o até que a linha dos olhos fique bem na metade do encosto. Se possível, deixe uma folga de cerca de três dedos do apoio. Em caso de acidente, assim ele absorverá o impacto com maior eficácia.

Quem trabalha carregando peso:

1. De maneira geral: Levante com as pernas, não com as costas.

2. Dobre os joelhos e mantenha uma boa base com os pés separados para manter o equilíbrio.

3. Levante o peso devagar e mantenha-o próximo ao corpo, na altura do umbigo.

4. Mude de direção com o corpo todo, não apenas com os braços.

5. Solte o objeto devagar, fazendo a movimentação oposta a que fez para levantá-lo

6. Uma dica que funciona para todo mundo é manter os músculos sempre fortes e bem alongados, por isso atividades físicas são sempre importantes. Esse é o primeiro passo para manter uma boa postura e proteger sua coluna.

Categorias: Postura

autor

Clínica Mais Coluna