Blog

12 de junho

Seu penteado pode ser um vilão para a coluna

Falamos muito aqui no blog sobre como é importante manter a postura para que possamos manter uma coluna saudável. É difícil, às vezes estamos cansados, buscando o conforto, e naturalmente vamos relaxando na cadeira, arqueando os ombros, ou mesmo na preguiça de fazer várias viagens, carregamos todas as sacolas do supermercado. Uma vez ou outra não temos como escapar, mas vocês já estão espertos sobre essas situações, e se lembram das dicas que ouviram na TV, nas revistas ou mesmo aqui no blog. Empresas incentivam a conscientização da postura na frente do computador, todos sabem que se deve levantar o peso com as pernas e não com as costas, esses são os comportamentos já conhecidos.

O problema são os inimigos invisíveis da coluna. Um exemplo que ninguém espera são os próprios penteados! Isso mesmo. Sabiam que eles afetam indiretamente a sua postura?
Neste caso, as mulheres são mesmo as mais afetadas por normalmente serem elas que usam um corte mais comprido. Fios mais longos logicamente resultam em maior peso na cabeça, pescoço, e por assim vai.

Confiram algumas dicas para evitar erros na postura por causa do penteado:

  • Penteado lateral: quando o cabelo fica só de um lado, você acaba sendo incentivado a olhar para o lado oposto, já que o próprio cabelo está limitando sua visão ou mesmo para evitar desmanchar o penteado. Se o seu corpo virar sempre para um lado e não para o outro, acaba gerando um desequilíbrio muscular. É um comportamento inconsciente, mas que deve ser evitado.
  • Rabo de cavalo ou coque: prender o cabelo na parte posterior, a parte de trás da cabeça, não afeta muito a movimentação do pescoço. O problema ocorre na hora de se sentar. Pelo coque ficar muito em cima na cabeça a mulher pode optar por não apoiar a cabeça na hora de sentar. A falta de apoio faz com que a musculatura se contraia que pode ocorrer uma sobrecarga muscular. Portanto não se esqueça de sempre apoiar a cabeça ao se sentar, principalmente dentro de veículos.
  • Cabelo muito comprido: o problema do cabelo muito comprido é simples, o próprio peso. Uma cabeça com cabelo de mais de um metro de comprimento pode chegar a pesar 250g e molhado pode chegar a mais de 350g. O peso pode não parecer muito, mas ele desregula o pescoço no decorrer do tempo, e ainda fica mais sujeito a prender e puxões que geram impacto no pescoço. Nestes casos é recomendado usar tranças, por exemplo, para distribuir os pesos também entre os ombros, e nos casos mais compridos, até mesmo apoiar o cabelo na cadeira ajuda a reduzir a carga no pescoço.

Lógico que esses problemas devido ao penteado ocorrem somente se causarem um esforço errado contínuo no seu sistema musculoesquelético, ou seja, se você usar todos os dias por um período longo de tempo. Usar de vez em quando não tem problema, até porque o corpo não é tão frágil assim. A única exceção é se você já sofrer com algum problema prévio como algum desgaste na região.

Lembrem-se que a postura não é um motivo para você não ter o penteado que deseja, o importante é só se manter consciente de como ele pode afetar sua saúde e agir preventivamente, assim como quaisquer outras coisas que usamos no dia-a-dia.

Categorias: Mulher

autor

Clínica Mais Coluna