Blog

14 de maio

Como deve ser a postura na hora de correr?

A Mais Coluna sempre incentiva a prática de esportes como meio de se alcançar uma vida saudável. Contudo, lembramos também que a postura é fundamental para que o exercício não acabe piorando a sua saúde ao invés de ajudar.

Hoje vamos falar de corrida. É um ótimo exercício, com benefícios comprovados para os músculos e o sistema cardiorespiratório. Além disso, é uma atividade bastante fácil de se realizar, já que pode ser feita sozinha, e basta ter vontade. O mais difícil é encontrar um bom lugar para se correr, mas mesmo assim vemos corredores por aí diversas horas por dia. Mas será que eles correm direito?

E como deve ser a postura na hora de correr?

    • Costas: Incline o corpo levemente para a frente ao ganhar velocidade. Contudo, o tronco e pescoço precisam estar sempre alinhados. E mantenha a coluna ereta.
    • Braços: mantenha os braços relaxados e os cotovelos formando um ângulo de 90 graus. O punho também deve estar relaxado para ajudar a impulsão do corpo para frente. A movimentação dos braços tem de ser compacta.
    • Pescoço e Ombros: olhe sempre para frente, até mesmo para evitar acidentes, e mantenha os ombros alinhados com o pescoço. Não os force para trás.
    • Abdômen: Não pode ficar totalmente relaxado, o que dobra a cintura, nem deve estar totalmente contraído pois a tensão extra dificulta a movimentação. Lembre-se que é o abdômen que ajuda a manter a coluna ereta.
    • Joelhos: Quando os pés tocarem o chão o joelho deve estar levemente flexionado. Quando a perna for para trás, dobre o joelho para não ter problemas na articulação. Também não eleve muito o joelho, o melhor é seguir uma movimentação natural.
    • Pés: Não pise diretamente com os dedos. Você deve tocar o solo com o meio do pé e depois passar o peso em direção aos dedos que no final darão o impulso até o próximo passo. Não dê passos muito longos. Ao contrário de quando se anda, ao correr o pé não fica tão à frente do corpo ao tocar no chão.

Algumas dessas recomendações podem parecer estranhas no início, mas persevere e logo perceberá que os movimentos fluíram melhor.

Seu corpo agradecerá.

Categorias: Atividade Física

autor

Clínica Mais Coluna