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28 de janeiro

Mantendo a postura na hora de dormir

Passamos um terço do nosso dia dormindo, pelo menos quando conseguimos tempo o suficiente. Como é uma atividade (sim uma atividade, o sono é fundamental para sua saúde, o cérebro trabalha duro enquanto você dorme) que ocupa tanto tempo do nosso dia, ela tem um impacto bastante forte na saúde de sua coluna.

Para dormir bem e acordar descansado, é necessário que o corpo esteja na postura correta, mantendo sempre a coluna alinhada. Senão você pode acordar com torcicolo e outros desconfortos que te seguirão pelo resto do dia, e nem o cafezinho da manhã te ajudará a encarar o dia com mais força de vontade.

Veja quais são as posições corretas para dormir:

Deitado de lado
É a posição mais indicada, de preferência usando dois travesseiros: um para a cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço; e outro travesseiro entre os joelhos semiflexionados.

De barriga para cima
Nessa posição o ideal é usar um travesseiro baixo ou médio para apoiar a cabeça, que deve preencher o espaço entre a cervical e a nuca, para não hiperflexionar o pescoço. Outro travesseiro deve ser colocado entre os joelhos semiflexionados para que possam descansar.

Agora que a boa postura já está garantida, confira outras boas dicas para uma boa noite de sono:

Regularidade
Mantenha sempre uma boa regularidade de sono. Durma por volta do mesmo horário, mesmo no fim de semana, e acorde também no mesmo horário. Seu corpo logo se acostuma com a nova rotina, e assim o sono virá na hora certa.

Soneca correta
Se tirar uma soneca muito tarde, depois será mesmo difícil dormir. Caso sofra de insônia corte as sonecas, ou se for muito difícil, durma no máximo meia hora, e no começo da tarde.

Aguente firme
É comum sentir sono logo depois do jantar ou quando a noite vai chegando. Se for muito cedo para dormir, aguente mais um pouco. Arranje uma atividade estimulante, dê uma volta, e quando chegar a hora de dormir deite na cama e relaxe. O sono logo vem.

Alimentação
Evite refeições pesadas à noite que podem trazer desconforto no momento do sono. Corte também o café durante à noite, e pare de fumar. Além de melhorar sua qualidade de vida em geral, seu sono agradece.

Exercícios
Mantenha uma vida ativa, pratique esportes, corra, caminhe em parques… Além de reduzir o estresse, quando chegar a hora de dormir o corpo vai querer descansar depois do dia agitado e você provavelmente dormirá melhor.

Local
O local para dormir deve estar bem escuro, e com o mínimo possível de ruídos. Não deixe a televisão ligada, nem o computador, e evite checar o celular na cama logo antes de dormir. O corpo está programado para dar sono quando há pouca luz, e a luz de aparelhos eletrônicos engana bem.

Relaxe
Distrações e estresse não devem vir junto com você na cama. Quando chegar na cama, deite e tenha paciência o sono uma hora vem.

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