Blog

25 de janeiro

Dicas de postura para quem gosta de tocar violão

Aqui no blog da Mais Coluna sempre mostramos as melhores dicas sobre postura, desde como dormir, dirigir, ou até mesmo como ajeitar o corpo ao se realizar as tarefas domésticas. Mas e nos momentos de lazer? Uma postura sobre a qual nunca falamos é a postura correta para se tocar o violão.

Ser um dos instrumentos mais populares o torna uma das escolhas mais comuns como primeiro instrumento para quem quer aprender. Sem treino, contudo, tocar o violão de maneira errada pode trazer alguns problemas, principalmente porque para ficar bom são necessárias horas e horas de treino.

  • Ao se sentar, procure não dobrar a coluna e nem o pescoço.
  • O braço do violão deve estar paralelo ao chão e o violão voltado levemente para cima (na música popular).
  • Não aperte o braço do violão com a mão que faz os acordes. Isso só fará você forçar o seu dedão e não o fará tocar melhor.
  • Relaxe o pulso que tocará as cordas. Ao dedilhar, os dedos devem tocar as cordas perpendicularmente, e não em um ângulo oblíquo. Isto tornará inclusive o som mais forte.
  • Intercale alguns minutos de descanso ao tocar por muito tempo. Levante, relaxe os ombros, o pescoço e os braços.

A postura é importante até mesmo para o estilo de música que se quer tocar. Por exemplo:

  • Música popular: se toca com a postura mais comum, em que o violão fica apoiado na perna e o braço do violão fica paralelo ao braço.
  • Música clássica: o violão fica mais levantado apoiado numa das pernas que fica mais elevada em relação às outras. Esta posição facilita o acesso a notas mais agudas.

Preste atenção na sua postura ao tocar. Como só treinando que se aprende, se após algumas horas tocando seu corpo começar a doer, você ficará muito mais propenso a desistir. Por isso, acerte a postura e continue tocando!

Categorias: Postura

autor

Clínica Mais Coluna