Problemas tratados com Quiropraxia

Dor na parte Baixa das Costas (Lombalgia)

O que é?

A lombar, área localizada entre a região torácica e o sacro, é responsável por sustentar a coluna vertebral, e portanto detém uma função primordial no funcionamento adequado das costas.

Uma das condições que acomete tal região é a lombalgia, também conhecida como dor nos quartos. Ela é comumente de origem mecânico-degenerativa, isto é, ocasionada pelo funcionamento inadequado da coluna vertebral, seja por hábitos posturais, traumas ou desordens emocionais.

Sintomas

Caracterizada por toda desordem que ocorre na região inferior da coluna vertebral, a lombalgia é uma condição que apresenta sintomas diferentes de acordo com a origem do problema.

O indivíduo que foi diagnosticado com lombalgia pode sentir dores leves na região lombar que vão até o glúteo e o meio da coxa.

Hérnia de disco, estenose ou osteofitose também podem ser a causa dos problemas que atingem a região lombar, principalmente se o paciente constatar sintomas neurológicos como formigamento, dormência e perda de força dos membros inferiores.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico, na maioria dos casos, é estabelecido somente com um exame físico, contudo, o quiropraxista também pode requisitar exames de imagem, tais como raio-X,  tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Nos processos inflamatórios da coluna lombar, é muito comum encontrarmos uma sequência de outras disfunções que se agravam com o decorrer do tempo e formam um ciclo vicioso onde notamos as seguintes situações: Quando uma articulação passa a não exercer a sua função normal, os músculos envolvidos contraem demasiadamente, exigindo das estruturas estabilizadoras da coluna vertebral que inflamarão e provocarão os sintomas da dor ou desconforto.

A dor é sempre um sinal de que algo está errado e quando o corpo percebe esta mensagem, reage com maior rigidez como tentativa de defender aquela estrutura, que neste caso, infelizmente, provocam agravamento da funcionalidade mecânica do corpo e dando continuidade ao ciclo vicioso relatado anteriormente.

A Quiropraxia tem o objetivo de anular este ciclo vicioso através das técnicas manipulativas nas articulações com problemas, normalizando o funcionamento mecânico do corpo e consequentemente, reduzindo os sintomas de dor e inflamação.