Blog

25 de janeiro

Saiba como carregar mochilas e bolsas

Neste post vamos falar sobre o uso das bolsas e mochilas, aqueles objetos práticos que levamos para todo lugar, mas que usando errado acabam prejudicando, e muito, nossas colunas.

Desde pequenos sofremos com o excesso de peso. Imagina quando ficarmos velhos?
Geralmente o uso contínuo de peso em excesso nas bolsas e mochilas acabam se ressaltando mais na fase infantil e adolescência. As crianças, desde pequenas, vão para a escola e decidem levar todo o material possível: colas, tesouras, um estojo de lápis de cor completo, todos os livros, cadernos, etc. Todo este peso acaba se somando e se acumulando. E isso não ocorre apenas uma vez, mas todos os dias de aula.

Esse erro pode causar inúmeras complicações na coluna. É importante acompanhamento postural, ainda mais na fase de crescimento já que afetará o resto da vida da criança. A postura incorreta muitas das vezes é causada pelo excesso de peso em um ombro só, o que decorre uma falta de equilíbrio da bolsa ou mochila. Apesar de parecer mais “descolado” usar a mochila em um ombro só, a sua coluna acaba sofrendo. É até visível o quanto a coluna fica torta.

No caso das mulheres o problema ainda persiste na vida adulta pelo uso da bolsa. Parceira de todos os dias, ela tem um preço invisível: acaba forçando sua coluna, principalmente se usada sempre do mesmo lado.

Fique esperta se sua bolsa não está te machucando.
Para se adquirir uma postura correta, é preciso usar uma mochila apoiada nos dois ombros, com as alças apertadas, ajustadas às costas e o peso máximo que deve transportar é de 10% o peso da pessoa. Por exemplo, uma criança com 20 Kg, deve transportar uma mochila com o máximo de 2 Kg. Algumas mochilas ainda oferecem um apoio para a cintura, que oferece ainda mais firmeza no momento do uso.

Além disso, no caso de usar uma bolsa deve-se optar por uma com alça transversal ou no caso de apoiar a bolsa em apenas um ombro, deve-se evitar que seja muito grande e que seja muito pesada. Ainda, é importante lembrar de alternar o lado em que se carrega a bolsa todos os dias.

Não ter uma postura adequada é dar origem a problemas futuros, por isso é importante o acompanhamento com o Quiropraxista se vierem a surgir dores ou outros sintomas.

Categorias: Postura

autor

Clínica Mais Coluna