Blog

10 de abril

Mantenha uma boa postura quando estiver sentado

Você trabalha? Assiste muita televisão? Dirige? Fica no computador? Graças aos confortos da vida moderna é comum aproveitar um bom sofá ou ficar sentado no trabalho em uma cadeira de rodinha. Muita gente passa grande parte do dia sentado e para evitar lesões e dores nas costas é preciso prestar muita atenção na postura.

Sim, é estranho pensar que não sabemos fazer algo simples como sentar, mas é verdade. Veja agora algumas dicas que vão te ajudar a manter uma boa postura sentado:

1. A principal dica é manter sempre os músculos fortes e bem alongados, esse é o primeiro passo para manter uma boa postura e proteger sua coluna.

2. Evite cruzar as pernas. Deixe-as ligeiramente afastadas, com os pés apoiados no chão. Fique atento à altura da sua cadeira. O ideal é que fique na mesma altura que está o seu joelho do chão.

3. Mantenha as costas eretas, ou seja, deixe a coluna na curvatura normal, evite forçá-la, a curvatura existe e mesmo você estando sentado ela deve aparecer.

4. Cuidado com a posição dos braços: eles devem ficar soltos junto ao corpo, ou com o antebraço apoiado sobre a mesa. Preste atenção também nos ombros: eles devem ser jogados levemente para trás.

5. Se estiver trabalhando no computador, olhe para o centro da tela e mantenha o queixo paralelo ao chão.

6. Se a tela estiver muito baixa, suba-a ao invés e baixar a cabeça para enxergá-la. Se for preciso use um livro ou um suporte específico para notebooks. Essa posição da cabeça é muito importante para saúde da coluna. Se você ficar com a cabeça baixa, todo o peso dela deverá ser sustentado pela coluna, o que pode provocar dores de cabeça, no pescoço e nas costas. Sem falar que junto a outros hábitos posturais ruins pode trazer danos mais graves a nossa coluna. No trabalho, é comum se utilizar apoio para os pés que são bastante ergonômicos. Eles permitem que os pés fiquem mais elevados, ajudando na postura e melhorando a circulação sanguínea.

Quando nos sentamos com uma postura adequada e distribuímos bem o peso do corpo, distribuímos também os pontos de pressão sobre nossa coluna. Isso evita desgaste maior de alguns pontos e garante a nossa boa saúde. Além disso, a postura correta reduz o estresse sobre o corpo causado por tensões mal distribuídas. Assim, com uma boa postura, no final do dia você estará bem mais descansado. Afinal, se cansar sentado é o cúmulo, não é?

A importância de se sentar direito não é novidade para ninguém. Avós e mães, vendo que sentamos errado já chamavam nossa atenção. O problema é que acabamos esquecendo de prestar atenção na postura correta e só lembramos quando vem aquela dorzinha no pescoço ou na lombar. O importante é criar um hábito.

Categorias: Postura

autor

Clínica Mais Coluna