Blog

06 de maio

Roupas e acessórios que afetam sua postura

Você sabia que alguns acessórios de moda podem influenciar na saúde da sua coluna vertebral? E não estamos nem falando de bolsas pesadas ou salto alto que já mencionamos antes. Na verdade, até mesmo aquelas pulseiras grandes e sofisticadas, aquela gravata elegante ou aquele enorme colar, pesado e todo trabalhado nos detalhes podem sim trazer alguns riscos para sua postura.

Segundo o Quiropraxista David de Mário Porto (Fundador das empresas Vital Work, especializada em quiropraxia no trabalho, e Clínica Mais Coluna e Diretor Nacional da Associação Brasileira de Quiropraxia) esses acessórios podem sobrecarregar indiretamente algumas regiões levando a lesões musculares e articulares da coluna vertebral.

Os mecanismos da lesão são simples: o adorno força a região a ficar fora do eixo, ou seja, fica em uma posição ruim e isso faz com que aumente a sobrecarga interna naquela região, trazendo uma inflamação de articulação e musculatura adjacente.

  • No caso da pulseira, quando muito grossa, ao digitar as pessoas não gostam que elas fiquem batendo no teclado pois atrapalham, riscam o teclado e fazem muito barulho. A solução que encontram é levantar os pulsos na hora de digitar. Isso é péssimo, pois com o tempo acaba forçando não só os pulsos, mas também os ombros.
  • As gravatas, quando muito apertadas, forçam a musculatura do pescoço, que fica tensa, além de causar desconforto e dificultar a respiração.
  • Os colares pesados tem efeito parecido, já que o corpo precisa adaptar a postura para compensar o peso, além de acabarem forçando o pescoço.

Tudo isso acaba contribuindo para o surgimento da LER, ou Lesões por Esforços Repetitivos.

Pode parecer que tudo em nosso dia-a-dia afeta nossa postura, que todos os objetos, desde cadeiras, passando por celulares, até sapatos estão tramando contra a saúde da coluna. De certo modo, sim e por isso que dores na coluna, ombros e pescoço são uma das mais prevalecente na população. Mas isso não quer dizer que precisamos viver em uma bolha da boa postura.

Apenas evite o uso desses acessórios com frequência, ainda mais se o seu dia for muito longo, o que torna os efeitos adversos no corpo duradouros e cansativos. Retire as pulseiras quando for digitar, afrouxe a gravata quando estiver sozinho, pratique exercícios físicos para fortalecer a musculatura de apoio da coluna, e evite uma postura errada. São os detalhes que fazem toda a diferença. Sua postura é a maior porta de doenças para sua coluna vertebral, se a educar o mais cedo possível o resultado será muito satisfatório.

Categorias: Postura

autor

Clínica Mais Coluna