Blog

06 de maio

A prática do tênis e os impactos na coluna e articulações

Não é de hoje que sabemos a importância de realizamos esportes para mantermos uma boa saúde. Mas, dentre tantos esportes, qual escolher? Segundo estudo realizado por James O’Keefe, cardiologista do Mid Heart Institute em Saint Luke, o campeão de benefícios para nossa saúde é o tênis.

A pesquisa aponta que, em comparação com os sedentários, as pessoas que praticam tênis como atividade esportiva podem viver 9,7 anos a mais. Em segundo lugar aparece o badminton, que aumenta a longevidade em 6,2 anos, seguido do futebol, 4,7 anos; ciclismo (3,7 anos); natação (3,4 anos); corrida (3,2 anos); ginástica rítmica (3,1 anos) e ginástica (1,5 anos).

E a nossa coluna, como fica em relação a esse tipo de esporte?

Conversamos com a Dra. Lidiane Garbim, quiropraxista da Clínica Mais Coluna, que explica: “o tênis é uma atividade que sobrecarrega muito mais um lado do corpo que o outro, já que sempre temos um braço de preferência para segurar a raquete e arremessar, logo, estimulamos muito mais os músculos de um lado que do outro. Assim, algumas articulações são mais sobrecarregadas, gerando um desequilíbrio para o nosso corpo”.

As articulações mais afetadas no tênis são: o ombro e o cotovelo, devido aos saques e arremessos; e a coluna lombar, durante as rotações na execução dos movimentos.

Em esportes que trabalhem a unilateralidade, a Dra. destaca a importância de buscar atividades que deem um reforço mecânico para a coluna, ou seja, atividades que reforcem a musculatura, como a musculação, o pilates, por exemplo. A finalidade desse reforço é estimular o lado que não se usa durante o esporte, e assim, gerar um equilíbrio para o corpo.

O alongamento antes e depois do exercício pode ser uma medida preventiva para evitar lesões. A quiropraxia por sua vez, ajuda a restabelecer mecanicamente as articulações que são sobrecarregadas no tênis, com o objetivo de prevenir desordens, e também tratar qualquer tipo de desordem que já possa existir.

Categorias: Atividade Física

autor

Clínica Mais Coluna