Blog

25 de janeiro

5 maneiras que a má postura te prejudica que nada têm a ver com a coluna

Aqui na Mais Coluna sempre falamos da importância da postura no dia-a-dia, e como ela está diretamente relacionada com nossa saúde. Isso está claro pois a coluna é uma ponte extremamente importante, ligando as extremidades do nosso corpo ao nosso cérebro, e distúrbios na coluna afetam a saúde em geral. Então se você acha que uma má postura só causa dor nas costas, pense duas vezes!

Entre os diferentes problemas que podem surgir da má-postura que nada a ver têm com a dor na coluna, temos:

Dor de cabeça:
Se existe um problema tão comum quanto dor nas costas é a dor de cabeça. A má postura pode ser uma causa quando gera uma tensão nos músculos na base do crânio, que pode comprimir nervos e piorar o fluxo sanguíneo na região.

Pressão Alta:
Nosso corpo manda sinais ao cérebro quando ele se move para que o suprimento de sangue para os músculos seja adequado quando mudamos de posição. Uma má postura afeta esses sinais ao cérebro, e no longo prazo pode ajudar a aumentar a pressão arterial.

Dificuldades respiratórias:
Má postura, como por exemplo curvar-se demais ao sentar, pode dificultar a expansão dos pulmões, diminuindo a capacidade pulmonar de receber o ar. Faça o teste: tente respirar fundo com a coluna curvada e perceberá como é bem mais difícil. Em um indivíduo que possui problemas respiratórios como asma isto pode ser um fator agravante de risco.

Problemas estomacais:
A má postura, principalmente sentando-se de maneira incorreta, pode facilitar a subida e descida do ácido estomacal, o que gera aquela desconfortável sensação de queimação que irradia pela garganta chamada de azia. A má postura também pode dificultar a digestão, ao esmagar o abdômen, causando inchaço na barriga e indigestão.

Desânimo:
Sim, a má postura pode ser fonte de tristeza para algumas pessoas. Além do impacto que a má postura tem na saúde, o efeito também é psicológico. Somos animais sociais e os gestos e atitudes corporais afetam a maneira como vemos os outros e a nós mesmos. Pode ser que a má postura cause tristeza, ou a tristeza cause má postura, mas de qualquer forma elas estão relacionadas, então por que não manter uma boa postura para nos sentirmos melhor?

Além de tudo isso que citamos, manter uma postura incorreta aumenta e muito as chances de se machucar pois é mais fácil o corpo acabar ficando em uma posição prejudicial ou dar mal jeito. Por isso é tão importante estar consciente de como seu corpo está posicionado em relação à si mesmo. No começo pode ser difícil, parecer desconfortável, mas isso logo passa, e depois de um tempo você nem vai mais perceber o quanto sua postura melhorou.

Categorias: Postura

autor

Clínica Mais Coluna